Arquivo mensal: agosto 2024

Palestra em Seminário na FEUSP


Prof. Geraldo Caliman fala no Seminário de Pedagogia Social: uma Educação para a Diversidade Homenagem a Roberto da Silva. O Seminário ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto, na Faculdade de Educação da USP (FEUSP) um evento voltado para o aperfeiçoamento dos processos educativos necessários quando se trabalha em contextos de Diversidade Social. Caliman falou sobre Diversidade Cultural e Educação Social, ao lado de outros Professores da área de Educação. Da Conferência resultou tambem um artigo escrito juntamente com a Professora Rândala Rocha, responsável pelo Curso de Lingua Portuguesa para Migrantes e Refugiados da Universidade Católica de Brasília.


O espaço de atuação da educação social não é o espaço do controle social. Nem o espaço compreendido entre o dentro ou fora da escola. É o espaço humano. Existem muitas diversidades: social, cultural, de gênero, étnico-racial… Se existe uma pedagogia que pode trabalhar com as diversidades, essa é a Pedagogia Social. Aqui refletimos sobre como os processos educativos voltados para a diversidade cultural, particularmente aqueles inspirados pela Educação Social, e que podem se constituir em um instrumento importante para provocar o respeito à dignidade humana e ao direito dos humanos de assumirem suas diferenças: acolhimento, escuta, diálogo, alteridade, solidariedade, políticas inclusivas, enfrentamento dos desafios como o conflito cultural, a discriminação e a exclusão social.

Brasília 30 de agosto de 2024.

Novo Livro em parceria com a Universidade de Salamanca (Espanha)


Os Professores Geraldo Caliman e Cândido Alberto Gomes são os organizadores do novo livro intitulado Educação e Direitos Humanos: Cultivando culturas de Paz. O Prof. Caliman é o Titular da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. O Prof. Cândido Gomes foi o fundador da referida Cátedra Unesco, em 2008.

A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade teve a honra de copatrocinar e de organizar um grupo de trabalho sobre educação e direitos humanos no XXVI Congreso Semipresencial e Internacional de Historia de los Derechos Humanos de la Universidad de Salamanca, de 20 a 22 de novembro de 2023, com a direção da Profª Doutora María Paz Pando Ballesteros (USAL) e da Profª Doutora María Esther Martínez Quinteiro (USAL/FIURJ). Uma sucessão de encontros por mais de um quarto de século é uma realização notável na modernidade líquida em que vivemos. Assinala o interesse contínuo e intenso de profissionais e estudantes de diversas áreas na história dos direitos humanos, que, para alguns, teria se desvanecido ante o ímpeto da competitividade econômica e do produtivismo. Os encontros se desenvolveram na Universidade de Salamanca, uma instituição que ora completa 806 anos e que tem ampla contribuição para os diversos ramos do Direito. Atendendo ao convite da Profª Doutora María Esther Martínez Quintero, que já há tempos nos dá a honra de ser membro desta Cátedra, organizamos um modesto grupo de trabalho lusófono. Atendendo à chamada, recebemos quatro trabalhos sobre temas candentes da atualidade no que tange à educação: direitos dos idosos, das crianças, o cyberbullying, e a inteligência artificial. E complementamos com temas ligados aos direitos humanos na prevenção à dependência de drogas, e no uso das novas tecnologias durante a pandemia.

Contribuindo com a FUNADESP


No dia de ontem, 14 de agosto de 2024, fui constituído, pelo Conselho Curador, para a função de Diretor Administrativo da Funadesp [https://www.funadesp.org.br/] É com honra mas tambem responsabilidade que assumo esta função cuja principal finalidade é a administração de bolsas de pesquisa para Universidades particulares. A Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp é uma instituição não estatal de direito privado, constituída sob a forma de fundação por mantenedores de instituições de ensino superior particular. Não tem fins lucrativos e é velada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, através da Promotoria de Justiça de Fundações. Criada em julho de 1998, a Funadesp tem a missão de propiciar às Instituições de Ensino Superior (IES) a busca continuada da qualidade e relevância das atividades de ensino, de pesquisa, extensão, gestão acadêmica, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.