Primeiro Mestrado Brasileiro em Educação Social


O Professor Geraldo Caliman foi convidado para a Conferência de abertura do Programa de Mestrado em Educação Social (PPGES) da Universidade de Gurupi – UnirG. Foi muito bem recebido pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Paulo Henrique Costa Mattos, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Prof. Dr. Walmirton Bezerra D´Alessandro), pelo Coordenador da Pedagogia (Prof Me. José Carlos Ribeiro da Silva). E, de modo especial pela sua ex-aluna de uns anos atrás, a Profa. Dra. Jussara Rezende Costa pelos professores do novo Programa de Educação Social.

A Universidade oferece o Mestrado Profissional em Educação Social com foco na transformação social e desenvolvimento humano. Localizado no vibrante município de Gurupi, no sul do Tocantins, o PPGES está estrategicamente posicionado no limite das bacias dos rios Araguaia e Tocantins, próximo à Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.

Gurupi, a terceira maior cidade do estado de Tocantins, com 85 mil habitantes, é um ponto de convergência para inovação, diversidade cultural e oportunidades de desenvolvimento. Um espaço onde a riqueza cultural da região Norte encontra a excelência acadêmica, formando uma base sólida para a pesquisa e a prática socioeducativa.

O PPGES é um programa voltado para a inclusão e transformação social, abordando demandas de grupos em vulnerabilidade, como: Comunidades indígenas e quilombolas, respeitando e valorizando suas identidades culturais e saberes tradicionais; Populações rurais e assentadas, ampliando o acesso à educação e aos direitos sociais; Pessoas em situação de rua ou acolhidas em instituições, por meio de ações que promovam reintegração social e dignidade; Indivíduos em medidas socioeducativas ou em situação prisional, com foco na ressignificação de trajetórias por meio da educação; Profissionais em formação, com ênfase em preparar agentes para lidar com as especificidades e desafios da vulnerabilidade social.

Brasília, 26 de maio de 2025