A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília juntamente com a Católica Virtual, a Pró-Reitoria de Extensão, o Curso e o centro Acadêmico de Psicologia, o Centro de Formação Popular Vida e Juventude, a Coordenação de Disciplinas Básicas da Área da Saúde e o Núcleo Discente de Diálogo em Gênero e Diversidades (DIV’GÊ) realizaram nesta Universidade, nos últimos dias 10 e 11 de abril o Seminário “O Papel do Estado e da Sociedade Civil na Política Nacional sobre Drogas”. Nele, foram realizadas três mesas temáticas, reunindo cerca de 300 pessoas, entre elas a comunidade acadêmica, professores e estudantes de diversos cursos da Universidade Católica e outras Instituições, além da comunidade do local e entorno: profissionais da educação, saúde, serviço social, psicólogos e segurança pública do DF. O objetivo do Seminário era proporcionar à comunidade acadêmica, e em geral, uma aproximação da temática e do debate acerca das políticas públicas de prevenção das dependências de drogas, que atingem, sobretudo os jovens, e que estão sendo elaboradas e implementadas pelo governo brasileiro. Desta forma, a Cátedra cumpre os objetivos a que se propõe realizar.
O evento contou com a presença ilustre do Dr. Fábio Eon, Coordenador Adjunto de Ciências Humanas e Sociais da Representação da UNESCO no Brasil, do Magnífico Reitor da Universidade Católica de Brasília o Sr. Dr. Cícero Ivan Ferreira Gontijo, do Coordenador da Cátedra, Prof. Dr Geraldo Caliman, e de seu fundador, Prof. Dr. Cândido Alberto Gomes.
Abrilhantaram também voluntariamente o nosso evento com exposição de trabalhos, O Sr. Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes -. Deputado Federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude; a A Profª. Cynthia Rejanne Correa Araujo Ciarallo – Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília Conselheira integrante do XIV e XV Plenários do Conselho Federal de Psicologia; o Prof. MSc. Carlos Alberto Santos de Paulo – Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neafro) da UCB; a Profª MSc. Cláudia Mendonça Magalhães – Coordenadora das Disciplinas Básicas da Área de Saúde da UCB; a Profª. MSc. Erika Macedo Moreira – Mestre em Ciências Jurídicas e Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal Fluminense. É professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás/ Campus Cidade de Goiás (2009); o Sr. Vinícius Dias – Terapeuta do Programa Jovem de Expressão da Central Única das Favelas do Distrito Federal (CUFA).; do Sr. Yuri Gregório Ferreira de Moraes que é ativista da cultura Hip Hop, jornalista, músico, produtor cultural, atuando também como consultor independente, assistente de mobilização do UNODC para o Programa Jovem de Expressão, membro permanente do Grupo de Trabalho Brasil do Programa de Cooperação em Segurança Regional da fundação Friedrich Ebert e participante do Observatório Do Crime Organizado na América Latina e no Caribe e ainda do jovem Newton Ilmérito Oliveira e Silva – Responsável pela organização e comunicação entre os Estados brasileiros da Marcha pela Legalização da Maconha.
As mesas foram todas coordenadas por professores desta Universidade que tiveram desafios de organizar o debate uma vez que o tema era de bastante interesse dos participantes. Coordenaram as mesas os seguintes professores: Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – Pesquisador associado da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB; A Profª MSc. Jussara Mendonça de Oliveira Seidel – Coordenadora dos cursos virtuais – Pós Graduação em Gestão Educacional, Adolescência e Juventude e Educação Social – Virtual e coordenadora dos Laboratórios de Mediação de Conflitos e também pela Profª MSc. Flávia Bascunan Timm, professora de Psicologia da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na oportunidade, a Cátedra lançou o livro JUVENTUDES: POSSIBILIDADES E LIMITES, organizado pelo Prof. Dr. Candido Gomes, fundador da Cátedra, que contextualizou a obra que foi oferecida gratuitamente aos participantes.
Assim, em nome da equipe de organização, a equipe da Cátedra agradece a colaboração voluntária dos palestrantes e coordenadores de mesa e a todos os que estiveram presentes e contribuíram para a reflexão da temática e, portanto, para o sucesso do seminário. Na oportunidade, divulgaremos os próximos eventos, desejosos da presença de todos. E um agradecimento especial pela coordenação da organização realizada pela Secretaria Executiva, Profa. Adriana Lira.