Arquivo diário: 17/09/2025

Conferencia online hoje 17 de setembro: Educação Social: entre Cidadania e Direitos Humanos


Neste dia 17 de setembro, no horário das 20 horas, e online, o Prof. Geraldo Caliman profere uma palestra online sobre Educação Social entre Cidadania e Direitos Humanos. A fala é voltada para a formação de educadores sociais, em primeiro lugar para os da cidade de Juiz de Fora (MG) mas está aberto a muitas outras cidades e grupos de educadores sociais.

Clique na figura abaixo para acessar a conferencia no Youtube online.

Abaixo o resumo do conteúdo da palestra:

Entendemos a dimensão social da Educação a partir da Pedagogia Social como (a) uma ciência, porque tende a sistematizar os conhecimentos obtidos no quotidiano da práxis socioeducativa; (b) uma ciência que tem suas origens na prática educativa; (c) que se desenvolve dentro de diversos domínios: sociocultural, socioeducativo, sociopolítico e epistemológico; (d) uma ciência normativa, ou seja, orientada por normas, valores, atitudes, fins que inspiram as ações educativas; (e) uma ciência descritiva, já que, através da investigação metodologicamente orientada, descreve a realidade onde se encontra o educando, ordena, sistematiza e interpreta os dados e, por fim, sugere possíveis soluções com base nas informações colhidas cientificamente; (f) uma ciência que produz soluções educacionais para contextos especiais, como os que exigem ações preventivas voltadas à educação para a cidadania, à mediação de conflitos e à difusão de culturas de paz; (g) uma ciência orientada para indivíduos e grupos situando-os dentro de suas comunidades; (h) num estilo de relação que privilegia mais o cuidado e a ajuda do que os processos de ensino-aprendizagem; (i) que promove nas pessoas a capacidade de administrar seus riscos; (j) através de metodologias viabilizadas em programas e instituições socioeducativas.

Encontro Nacional de Cátedras UNESCO no Brasil


O Prof. Dr. Geraldo Caliman, juntamente com o Prof. Dr. Célio da Cunha participaram, na sede da Representação da UNESCO em Brasília, do Encontro Nacional de Cátedras UNESCO no Brasil, com ênfase na colaboração e no compartilhamento de conhecimento. Durante o Evento foi lançado o livro  Cidadania Global e Susten­tabilidade: ações das Cátedras UNESCO do Brasil que teve a participação de Caliman na organização do mesmo.

Para o evento, a Representação da UNESCO no Brasil convidou todas as Cátedras UNESCO sediadas em Universidades Brasileiras. Todas participaram do Encontro Nacional de Cátedras UNESCO, em 16 de setembro de 2025, em Brasília. O programa Cátedras UNESCO e UNITWIN, estabelecido em 1992, visa aprimorar a cooperação acadêmica e a disseminação de conhecimento em educação, ciências, cultura e comunicação. O Brasil atualmente abriga 30 Cátedras UNESCO ativas, com três novas adições em 2024, destacando o crescente papel do país na colaboração acadêmica internacional e no desenvolvimento sustentável. O encontro programado visou fortalecer as conexões entre as iniciativas existentes e alinhá-las com as prioridades estratégicas da UNESCO no Brasil. A participação é estendida ao Coordenador da Cátedra e a um membro adicional; os custos de viagem e hospedagem não são cobertos pela UNESCO.

Foi um dia inteiro de troca de experiências onde cada uma das Cátedras teve o uso da palavra para relatar suas atividades alinhadas aos objetivos a UNESCO.

A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade participa do EDUCERE


Entre os dias 01 e 04 de setembro de 2025 realizou-se na sede da PUCPR o Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. O Prof. Geraldo Caliman foi convidado a participar do evento como Palestrante. E falou sobre “A dimensão social da educação: entre teorias e concepções nas pesquisas educacionais”.

O CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE é um evento realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social. O XVII EDUCERE em setembro de 2025, promoverá discussões em torno do eixo temático: ETHOS DA EDUCAÇÃO: (RE)CONEXÕES ECOSSISTÊMICAS. O ethos educativo nos instiga à urgente reconciliação ecossistêmica das dimensões humana e planetária. Vamos nos mobilizar para a construção coletiva e democrática, para levar adiante a práxis da educação da inteireza, do diálogo respeitoso e inclusivo, da ética da sustentabilidade humana e planetária.

O EDUCERE em parceria com o VIII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o X Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), estão agendados para os dias 01 a 04 de setembro de 2025, na modalidade híbrida (online e presencialmente), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba. A realização do EDUCERE se justifica pela relevância das temáticas em torno das quais promove a aproximação entre pesquisadores, docentes e estudantes da educação superior (graduação e pós-graduação), com professores da educação básica. Possibilita a criação de parcerias, as quais perduram para além do período específico da realização do Congresso, se constituindo num fórum permanente de discussões entre diferentes associações e grupos de pesquisa, de modo a aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. Ao longo de dezesseis edições foi construído um espaço qualificado para discussão e partilha de experiências vivenciadas na pesquisa e na docência, agregando, contextos, demandas e desafios diversos e interdisciplinares, os quais reverberam no aperfeiçoamento e inovação das pesquisas e práticas cotidianas, com responsabilidade ética e social.

Novo Livro: Cidadania Global e Susten­tabilidade: ações das Cátedras UNESCO do Brasil


É com grande entusiasmo que a Cátedra UNESCO em Educação para a Cidadania Global (Univ de Caxias do Sul) apresenta o livro Cidadania Global e Susten­tabilidade: ações das Cátedras UNESCO do Brasil, obra que reflete a riqueza, a diversidade e a profundidade das iniciativas e ações em prol da educação, da ciência e da cultura promovidas pelas Cátedras UNESCO em nosso país. A nossa Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade está entre os organizadores da obra, através do Prof. Geraldo Caliman. De fato, esta coletânea simboliza um esforço conjunto de acadêmicos, educadores e instituições que compartilham o compromisso de construir um futuro educacional mais inclusivo, equitativo e sustentável, consolidando o Brasil como um terreno fértil para a pesquisa, a inovação e a reflexão crítica sobre os desafios globais da educação e da sustentabilidade. Clicar na capa abaixo para baixar o e-book em open access.

AGRADECIMENTOS
Um esforço como este não seria possível sem a dedicação e o compromisso de inúmeras pessoas. Agradecemos profundamente a todos os autores, pesquisadores, educadores e colaboradores que contribuíram para esta obra. Em especial, queremos expressar o nosso reconhecimento e gratidão aos organizadores, Carolina Schenatto da Rosa, Danilo R. Streck, Geraldo Caliman e Timothy Ireland, cuja visão e liderança foram fundamentais para conceber e concretizar este projeto. Seu trabalho reflete não apenas a excelência acadêmica, mas também um compromisso genuíno com a promoção da justiça social e com a democratização do conhecimento. Que este livro inspire práticas pedagógicas, políticas públicas e projetos que contribuam para um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.

XXVIII Congreso Intenacional de Historia de los Derechos Humanos de la Universidad de Salamanca


A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade é entidade colaboradora do XXVIII Congreso Intenacional de Historia de los Derechos Humanos de la Universidad de Salamanca. A coordenação é da Professora Esther Martínez Quintero, a qual pertence ao quadro de Pesquisadores Associados à Rede da nossa Cátedra. Clique no anuncio abaixo para acessar o site do evento.

Assim lemos no site: “Desde 1997, la USAL impulsa un encuentro anual que ha marcado la investigación y la docencia sobre el discurso y la praxis de los derechos fundamentales. En su vigésima octava edición, el Congreso Internacional de Derechos Humanos reúne nuevamente a la Red de Expertos, liderada por la profesora Mª. Esther Martínez Quinteiro, y desde el principio con la colaboración de la actual directora el Seminario Internacional de Historia Contemporánea de la USAL (SIHCDH/USAL) y del GIR HDH, Profª Mª Paz Pando Ballesteros y coordinación de los profesores Cássius Guimarães Chai y Flávio Romero Guimarães, para profundizar en los desafíos contemporáneos desde una perspectiva rigurosamente interdisciplinar. Investigadores invitados, ponentes, magistrales y coordinadores de Grupos de Trabajo dialogarán sobre avances teóricos y buenas prácticas, reforzando el impacto académico y social de esta cita ineludible. Únase a la tradición salmantina que, desde hace 27 años, convierte la Historia en puente hacia la defensa y la promoción global de los derechos humanos.”