Início > Eventos & Congressos > “Educação Superior” novo livro da Coleção da Cátedra UNESCO/UCB

“Educação Superior” novo livro da Coleção da Cátedra UNESCO/UCB

23 de julho de 2015

GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce; ZARDO, Sinara Pollom; SANTOS, Aline Veiga dos. Educação superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Liber Livro & UNESCO-UCB, 2015.

ImagemO novo volume da coleção Juventude, Educação e Sociedade da Cátedra UNESCO-UCB. Chama-se “Educação superior: conjunturas, políticas e perspectivas”. Trata-se de uma coletânea de textos oriundos de pesquisas e reflexões de docentes, discentes e pesquisadores da área da educação. As produções científicas apresentadas contemplam temas relativos à internacionalização da educação superior, à pós-graduação em direitos humanos e sua perspectiva interdisciplinar, às políticas de democratização do acesso e de avaliação da graduação e da pós-graduação brasileira e à docência universitária. Na obra estão representadas as seguintes instituições: Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Brasília (IFB), União Marista do Brasil, University of Alberta (Canadá) e Universität Duisburg-Essen (Alemanha). A publicação está vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, “Educação superior: políticas, governança e cidadania”, coordenado pelas professoras Dra. Ranilce Guimarães-Iosif e Sinara Pollom Zardo no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). A expectativa é de que as pesquisas apresentadas subsidiem debates, estudos e novas investigações na área da educação superior.

“É preciso conturbar a educação superior, sacudir, atropelar, para que, assumindo devido desconfiômetro, passe a autorrenovar-se, seguindo a própria dinâmica do conhecimento rebelde. O que move a educação superior é a rebeldia da pesquisa, não aula, prova, reprodução, xerox. Vamos saudar gente como essas três acadêmicas que pretendem importunar a educação superior”. (Pedro Demo – Prefácio da obra).

%d blogueiros gostam disto: