Inicio da Disciplina Pedagogia e Educação Social


Iniciou dia 07 de março a disciplina Pedagogia e Educação Social foi instituída no Programa Stricto Senso (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Católica de Brasília nos anos de 2008 e prevalece até hoje.

A primeira parte do curso focaliza a dimensão sociológica; a segunda parte a dimensão educativa. E o foco é a dimensão social da educação. O Conteúdo (tecnicamente chamado de Ementa) trabalha sobre os temas: Teorias das necessidades humanas. Marginalidade, exclusão social e risco. Paradigmas que interpretam historicamente a exclusão social e a delinquência juvenil. Pedagogia Social: concepções e objeto. Pedagogia social no Brasil. Âmbitos de atuação da Pedagogia Social. Respostas da educação aos problemas comportamentais dos jovens. Metodologia pedagógica em âmbito socioeducativo: teorias, práticas e métodos de pesquisa. O educador social identidade, campo, competências.
E volta-se para a formação de Educadores sociais e Pedagogos Sociais. Espera-se que o estudante possa adquirir as seguintes habilidades e competências até o final do componente curricular: Inserir-se em atividades educativas do âmbito da educação não-formal; Construir projetos educativos na área da educação não-formal; Discutir os paradigmas que historicamente interpretaram o comportamento infanto-juvenil; Trabalhar o conceito de pedagogia social em sua dimensão teórica e prática; Identificar as potencialidades da dimensão social da educação; Construir soluções metodológicas (Projetos) no âmbito socioeducativo para as situações de risco social identificadas entre os jovens; Identificar perfil, habilidades e competências do educador social.