Artigo de livro: “Pedagogia Social: da Indignação à Emancipação?”


CALIMAN, G.; FERREIRA, A. V.; LOPES, L. S. Pedagogia social: indignação e/ou emancipação? In: FERREIRA, A.V. (Org.), Pedagogia social: da indignação à emancipação. Rio de Janeiro: Autografia, 2022, pp. 19-45. ISBN 978-85-518-4631-5.
Organizado pelo Prof. Arthur Vianna, da Universidade Federal Fluminense. Assim o professor apresenta o texto: Neste momento, é uma imensa alegria essa tela de abertura, porque teremos conosco um dos que trabalhamos como um dos nossos referenciais de estudo dentro desse grupo de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente da Faculdade Formação de Professores, que é o professor Geraldo Caliman. Ele é um dos nossos referenciais quando falamos sobre Pedagogia Social. Então, ter essa oportunidade de conversar com um dos “nossos autores” será um momento de muita riqueza teórica, aproveitando a generosidade intelectual desse professor com larga história e que conheceremos melhor, partilhando este momento.
Toda tela de abertura estará na nossa pasta do Youtube e poderá ser utilizada por todos vocês nos projetos, nas aulas, nas pesquisas que articularem no campo da Pedagogia Social e da Educação Social. Então, gostaria de convidar agora, para nossa tela, o professor Geraldo Caliman. Antes de chamá-lo, queria fazer a apresentação como se pede:
O professor Geraldo Caliman é pós-doutor, doutor e mestre pela Universidade Pontifícia Salesiana da Itália, onde ele também atuou como professor e foi coordenador do Programa de mestrado e doutorado em Pedagogia Social, até o ano de 2000. Ele tem uma vasta experiência na parte de gestão de instituições socioeducativas, seja em Brasília, seja em Belo Horizonte. Atualmente, é professor da Universidade Católica de Brasília, no programa de mestrado e doutorado na área da Educação e coordenador da Cátedra UNESCO da Juventude, Educação e Sociedade.
Com um currículo desse, ele poderá se apresentar muito melhor para todos nós; chamo o professor Geraldo Caliman para estar conosco. Boa noite, professor!