A construção de um projeto de vida para adolescentes em privação de liberdade


A construção de um projeto de vida para adolescentes em privação de liberdade foi o tema da pesquisa da Profa. Dra. Adriana Matos sob a orientação do Prof. Dr. Geraldo Caliman . O Programa de Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu nos dias 7, 8 e 9 de novembro o IV Seminário Internacional de Sociedade, Cultura e Saúde Mental. A edição tem como tema central avaliar o legado da pandemia na saúde mental da população.

Na tarde do dia 8 de novembro, os professores da Universidade Católica de Brasília (UCB) Dr. Geraldo Caliman e Dra. Adriana Matos Rodrigues Pereira (UNIP) proferiram palestra conjunta A construção de um projeto de vida para adolescentes em privação de liberdade, e foram apresentadas as principais conclusões da pesquisa realizada por eles. O sentido da vida e as perspectivas de vida de adolescentes dentro de uma unidade de privação de liberdade foram alguns dos temas de reflexão da pesquisa dos professores acima.

Essa pesquisa acompanhou um grupo de adolescentes em privação de liberdade, dentro da Unidade de Internação para adolescentes em conflito com a lei de Santa Maria (DF) e foi coordenada pelo Prof. Geraldo Caliman, junto com uma sua ex-orientanda de Doutorado, a Profa. Dra. Adriana Matos. Mas, como construir um projeto de vida nessas condições? Como ver um sentido, perspectivas de vida dentro de uma unidade de privação de liberdade entre adolescentes que, com seus lares destruídos, atentaram contra a vida e por isso foram parar lá? Ao centro das propostas de reconstrução de novas perspectivas de vida, estava o sistema preventivo de Dom Bosco em quatro dimensões: Racional (razão), Existencial (religião), Relacional (carinho) e Tecnológica (trabalho). O criador da logoterapia, Viktor Frankl inspirou a pesquisa a a reflexão sobre o sentido da vida como uma necessidade fundamental capaz de motivar os indivíduos em situações adversas como aquelas vividas pelos adolescentes em privação de liberdade.