Início > Eventos & Congressos > Ciências Humanas e Sociais é tema de debate internacional

Ciências Humanas e Sociais é tema de debate internacional

11 de setembro de 2015

Mesa-2Pesquisadores do Brasil, México e Alemanha participaram do seminário “Ciências Humanas e Sociais… Por quê?”, realizado no Câmpus II, da Universidade Católica de Brasília. Entre eles: Em pé da esquerda: Prof. Dr. Miroslav Milovic (UnB); Prof. Dr. Emil Sobottka (PUC-RS); Profa. Dra. Claudia Linhares Sanz (UnB); Prof. Dr. Frederico Feitoza (UCB); Prof. Dr. Hans Joachin Eickhoff (FU-Berlin, Alemanha); Profa. Dra. Felicia Vasquez Bravo (UAQ-Mexico);  Prof. Dr. Christoph Wulf (FU-Berlin, Alemanha); Profa. Dra. Birgit Althans (Leupana Universitat Luneburg, Alemanha); Prof. Dr. Bernd Fichtner (Universitat Siegen, Alemanha); Prof. Dr. Geraldo Caliman (UCB -Coordenador); Profa. Dra. Wivian Weller (UnB Coordenadora); Prof. MSc. José Ivaldo de Araujo Lucena (UCB). Abaixados a partir da esquerda para a direita:Prof. Dr. Estêvão Chaves de Rezende Martins (UnB); Profa. Dra. Sinara Pollon Zardo (UCB); Jailton Lopes Vicente (UnB); Cátia Piccolo Vieira Davecchi (UnB), Cilene Vilarins Cardoso da Silva (UnB); Ana Carla Nascimento de Oliveira (UnB); Profa. Dra. Vanildes Gonçalves da Silva (UCB).

A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio da Escola de Educação e Humanidades, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; junto a Universidade de Brasília (UnB), realizou no dia 10 de setembro, o seminário internacional “Ciências Humanas e Sociais… Por quê?”. O evento aconteceu no auditório do Campus II da UCB, com parceria da Freie Universitat Berlin e a presença de pesquisadores do Brasil, México e Alemanha.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UCB, Prof. Dr. Luiz Síveres, é muito importante debater temas relevantes entre pesquisadores de diferentes países. “Não só no Brasil, mas em todo o mundo, o incentivo às ciências exatas e os avanços tecnológicos prevalecem. Mas o vazio existencial e os problemas que a humanidade encara diariamente não se resolvem apenas com tecnologia, e sim, com educação, valores e propostas diferenciadas, que são aspectos desenvolvidos pelas ciências humanas e sociais”, explica.

“É sempre um prazer estar aqui no Brasil e me sinto muito honrado em estar pela primeira vez na Universidade Católica. Nós pesquisadores precisamos nos unir, como estamos fazendo hoje nesse evento, para debater e fazer reacender a importância das ciências humanas e sociais, para colaborarmos com o desenvolvimento e solução dos problemas humanitários no mundo. O aprimoramento da sociedade não está ligado ao avanço tecnológico, depende muito mais de solucionarmos os problemas sociais que a nossa humanidade enfrenta”, destaca o vice-presidente da Comissão Alemã para a UNESCO, Prof. Dr. Christoph Wulf.

Para o coordenador da Cátedra UNESCO Juventude, Educação e Sociedade da UCB, Prof. Dr. Geraldo Caliman, “temos que mostrar para a sociedade que o mundo das artes, literatura, música, educação, direitos humanos, devem ser aprofundados, principalmente no Brasil. Pois a matriz do desenvolvimento de uma nação e, até mesmo das tecnologias, está no seu pensamento, nas matrizes teóricas e na formação humana”. O professor do curso de Comunicação da UCB, Prof. Dr. Frederico Feitoza, ainda complementa, que “o pensamento filosófico tem sido deixado de lado e, por isso, o debate sobre esse tema é de extrema importância para um progresso mais eficaz da nossa sociedade”.

A mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UCB, Lilian Mendonça, buscou no evento uma compreensão mais ampla do que são as ciências sociais hoje. “O interessante nesse seminário, sobretudo em relação a essa internacionalização do conhecimento e do pensamento, é porque a discussão envolve o mundo, não é uma questão Brasil. Acho que as ciências sociais, como um todo, abrange o mundo e discutir temas sociais envolve o rompimento de barreiras, de fronteiras. E é isso que esse debate fez ao congregar pesquisadores de diferentes países e áreas para um debate pela humanidade”.

Categorias:Eventos & Congressos Tags:
%d blogueiros gostam disto: